08 agosto 2017

Era menina

Estive quase para não comparecer à recepção que a Embaixada de Portugal em Ottawa organizou nesse dia para receber o Presidente da República que visitava o Canadá. O risco era o de ter de sair dali directo e com urgência para os serviços de obstetrícia do Ottawa General Hospital.

A gravidez da minha mulher e o parto iminente foram tema para uns momentos de conversa entre os dois casais. Ficou para sempre na nossa memória, desde esse dia de Abril de 1984, aquele momento em que o general Eanes, naquele seu ar militar e voz gutural perguntou à minha mulher:

-É menino ou menina?...

(Era menina).

Mais recentemente, tinha estado outra vez a receber o casal Eanes quando o general aceitou dar uma conferência numa instituição universitária de que sou presidente.

Depois daquela conversa com o Eng. Arnaldo Figueiredo, e prolongando-se pelo ano inteiro, parecia que Deus me guiava no caminho, e me punha à mão tudo aquilo de que eu necessitava. Apesar de conhecer a Dra. Manuela Eanes eu tinha uma via mais eficaz, embora indirecta, de chegar a ela. Um mês antes, tinha conhecido o filho mais velho por ocasião da constituição da Associação Joãozinho e ele era o presidente do conselho fiscal.

Telefonei-lhe e contei-lhe o teor da conversa na Mota-Engil. Depois, perguntei-lhe:

-Tu falas à tua mãe?...

Perante a resposta afirmativa, respondi:

-Então, eu vou falar à Dra. Manuela Mota.

Durante a sua presidência, o general Ramalho Eanes tinha estabelecido um relação de amizade e mútua admiração com o senhor Manuel António da Mota, fundador da Mota & Companhia, mais tarde Mota-Engil. E após a morte do empresário, essa relação de amizade perdurou entre as duas famílias.

A Dra. Manuela Eanes era agora a presidente da Fundação Manuel António da Mota que, em anos anteriores, já tinha feito diversas contribuições para o Projecto Joãozinho. Mais, a Dra. Manuela Eanes conhecia perfeitamente o Joãozinho porque era membro da Comissão de Honra - talvez o activo mais importante que a Associação herdou do Hospital de S. João no âmbito deste Projecto.

Devia ser fácil ao Manuel Eanes falar com a mãe.

Sem comentários: